domingo, 18 de setembro de 2016

Piratas no Vale do Silício


O filme“Piratas do Vale do Silício” nos traz a história de como surgiu às empresas que de certa  forma mudaram a vida das pessoas e influenciou diretamente na globalização ,Microsoft e Apple.
Em meados dos anos  70, quando quatro jovens universitários (Steve Jobs, Bill Gates, Wozniak e Paul Allen) que por sua vez adoravam informática e se envolveram com este assunto inicialmente por diversão, realizaram feitos e  fizeram  o que ninguém ainda havia feito ou se arriscado antes. Criaram para o usuário doméstico o computador pessoal, que até então somente grandes empresas utilizavam dessa ferramenta, naquela época qualquer pessoa comum acharia bizarro ou desnecessário algo desse tipo dentro de casa, sendo que hoje é de grande valia e eficácia ter um computador em casa.
Esteve era um cara que tinha alguns conflitos introspectivos e um jeito meio hippie, porém seu jeito visionário sempre ficava em voga. Sua primeira invenção junto com Wozniak (seu amigo também universitário)foi a caixa azul, que fazia ligações de longa distância e o melhor era gratuito.
Em 74 uma empresa em Albuquerque lançava o computador  denominado “Altair”, mas o com um problema, precisava de uma linguagem, foi então que Bill e Paul fechando negócios com a empresa inventaram a linguagem para o Altair, o Sistema Operacional BASIC ejá em 75 fundaram a empresa Microsoft. Jobs e Wozniak juntos desenvolveram em 76 uma espécie de primeiro computador pessoal, resultado de seus experimentos engenhosos numa garagem, nomearam essa máquina de Apple.O modelo foi muito bem sucedido então  decidiram fundar uma empresa para desenvolver seus projetos a Apple, com o sucesso do lançamento da segunda versão o  Apple 2 em 77 numa pequena feira de informática, Bill Gates até então desconhecido, é desprezado por  Jobs. Após está feira a Apple dispara no mercado, e se muda para uma sede própria e se torna concorrente da  IBM.

Bill, em 1980, aproxima-se da IBM ofertando um sistema operacional ( o famoso e já ultrapassado atualmente o DOS) comprado de um desenvolvedor irrelevante.Mais tarde soube que a Apple obtinha as informações da Xerox de uma Interface Gráfica com a utilização do mouse. Então se une a Steve para ter total controle sobre esta nova tecnologia, na qual começa a comercializá-la para outras empresas.Com essa aproximação de Bill Gates de Steve, ele consegue “roubar” o sucesso da Apple com os computadores pessoais, juntamente a isso e uma ideologia de criar disputadas internas na empresa, Steve Jobs é afastado da empresa retornando mais tarde para um sucesso maior, tanto pessoal quanto empresarial. A Microsoft e Apple ainda dominam o mercado nessa segmentação, mas também de outras formas com vendas de softwares inovadores e essenciais para o mundo moderno .
O que filme destaca bem  é que se você tem um  projeto idealizado é  provável  que um concorrente passe na sua frente.Porque não importa se você tem o melhor produto mas sim o quanto ele é capaz de  vender.


domingo, 4 de setembro de 2016

Síntese -Novas Tecnologias na Educação .


As tecnologias da informação mudaram nosso cotidiano, agregando novos hábitos e também novas necessidades, culminando numa transgressão no mundo econômico e na sociedade. Isso refletiu também na maneira de reagir diante do conhecimento e com os conteúdos acadêmicos.
De fato a tecnologia evoluiu e agregou-se de forma positiva, mas nem todos foram inclusos e ou beneficiados com esse “boom” tecnológico existe um grande contraste no que se refere ao acesso a essas tecnologias inclusive dentro da sala de aula, porém isso já é sintoma de má gestão sociocultural e politica. O acesso sempre será um ponto a melhorar inclusive em países de dimensões continentais como o Brasil.
De uma maneira geral esta mais fácil ter acesso a informação, pois não dependemos mais das mídia Radio e TV para nos manter informados, desde o surgimento da internet  esse cenário nunca mais  foram os mesmo ,aliás essas duas mídias citadas anteriormente buscam se alinhar  com a internet por meio de seus conteúdos para que assim não se torne obsoletos ,anda mais tendo em vista que a internet reina na maioria das mídias e muitas outras mídias, termos ,empregos ,foram criados graças a ela criando uma espécie de sincronismo digital que nunca para só evolui .

Dentro da sala de aula a tecnologia pode tornar a aula mais dinâmica, se contrapor a ela pode por um projeto pedagógico em risco uma vez que atualmente os estudantes os ditos alunos estão cada vez mais ligados, antenados as mídias de informações digitais que dão ênfase a uma cultura digital.
Esse novo cenário que já nem é tão novo assim –tudo se torna tão efêmero, são tantos lançamentos e atualizações que mal nos damos conta – alterou nossa forma de escrever uma espécie de licença poética pra criar termos, alterar a reescrita das palavras com uma seguinte justificativa: “No mundo virtual essa forma de escrever pode sim, aliás, é brega escrever tudo certinho aqui.”.
Em nenhuma outra era lemos e escrevemos na intensidade que fazemos isso nos dias de hoje. Graças ao dito Hipertexto ligamos uma informação a outra quando estão em relação direta ou indiretamente.